quarta-feira, 20 de junho de 2012

Como fazer uma fritada




    As fritadas são pratos de origem europeia. Da Itália temos as frittatas e da Espanha as tortillas (a tortilla mexicana é outra coisa).

    A fritada é basicamente feita com ovos batidos misturados a uma grande variedade de ingredientes, semelhantes ao sugeridos para a omelete. Legumes, espinafre, queijos, presunto, mortadela, carne de siri, camarão, carne moída são algumas das possibilidades.



    Os recheios devem ser preparados e colocados na fritada já prontos para o consumo. A carne moída refogada e temperada. Tomates em cubinhos devem ser adicionados sem semente para não soltar muita água. Os legumes, em cubinhos ou fatias, cozidos com sal. Os camarões refogados com sal. E assim por diante.

    Os ovos devem ser batidos com sal a gosto ou parmesão ralado.

    A quantidade de recheio deve ser calculada para estar contida nos ovos batidos e caber na frigideira. Cuidado, se a mistura ovos com recheio for muita você terá dificuldade para virar a fritada. Comece treinando com fritadas pequenas.

    Misture os ovos batidos com o recheio da sua escolha.

    Coloque um pouco de margarina culinária na frigideira em fogo baixo e espalhe por toda a superfície.

    Coloque a mistura de ovos batidos e recheio na frigideira.

Frigideira dupla para fritada


    A fritada só tem um passo complicado: virar a fritada. Existem frigideiras duplas (inapropriadamente chamadas de omeleteiras), que permitem virar a fritada sem dificuldade. Normalmente você deverá passar a fritada parcialmente frita para um prato, colocar a frigideira sobre o prato e fazer uma volta de 180º do conjunto para transferir a fritada para a frigideira. Outra maneira de fazer a virada é colocar o prato sobre a frigideira, fazer a volta de 180º e deslizar o conteúdo do prato de volta na frigideira. Cuidado: o prato deve ser grande o suficiente para conter a fritada que deve estar firme para não esparramar. Evite queimaduras e outros acidentes.

    O importante é manter a temperatura baixa, no mínimo, para não queimar a fritada. Colocar uma tampa acelera o cozimento do lado de cima.

    Comece com fritadas pequenas e com a prática ouse tamanhos maiores.

Tortilla

    A tortilla espanhola é recheada com batatas cozidas ou fritas fatiadas e rodelas de cebola refogadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário