- Coloque o(s) ovo(s) (com cuidado para não rachar a casca) numa panela de tamanho adequado para a quantidade de ovos.
- Adicione água em quantidade suficiente para cobri-lo(s).
- Leve ao fogo e role-o(s) algumas vezes enquanto a água aquece até atingir a fervura (para centralizar a gema).
- Após levantar fervura deixe cozinhar por três minutos para gema mole e por cinco minutos para gema dura.
- Decorrido o tempo desejado, retire a panela do fogo e adicione água fria para esfriar o(s) ovo(s) e interromper o cozimento.
- Descasque-o(s) e use um cortador de ovos para cortá-lo em rodelas ou em gomos.
Dicas
- A casca do ovo é de carbonato de cálcio, bastante rígida e sua espessura é irregular. Ao se colocar o ovo em água quente a dilatação térmica irregular poderá causar trincas e vazamento da clara. O ácido acético do vinagre reage com a casca e ela amolece, o que impede que ela trinque. Além disso o vinagre impede que as panelas escureçam.
- Colocando os ovos para cozinhar na água fria e deixá-los aquecer com a água reduz o risco de rompimento da casca mesmo sem adicionar vinagre.
- Os ovos retirados da geladeira e imediatamente colocados na água quente também podem trincar. Passe-os em água corrente por alguns minutos para evitar o choque térmico.
- Outro motivo comum de rompimento da casca é o choque físico: a batida do ovo no fundo da panela. Evite isso colocando ovo por ovo com o auxílio de uma colher e chegando com ela tão próximo quanto possível do fundo da panela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário