sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bistecca alla Fiorentina

Bistecca alla Fiorentina


     A bisteca (beef-steak) é conhecida também como T-bone (osso em forma de T). Na foto, a carne acima do osso é filet mignon e abaixo do osso é o contra filé.

     À moda fiorentina é como ela foi concebida na Toscana e se tornou um sucesso mundial.

     Esta bisteca é de gado da raça bonsmara, uma exclusividade do FEED, de espetacular sabor e maciez. O FEED é um açougue de cortes especiais que oferece atendimento impecável, carnes de qualidade superior a preços muito camaradas.

     No seu preparo original a bisteca, de 600 a 700 gramas, é executada em uma churrasqueira, mas é perfeitamente possível prepará-la em uma frigideira grande de fundo espesso.

     Preparo

     Coloque um pouco de óleo vegetal (canola, por exemplo) na frigideira e acenda o fogo alto no queimador mais forte.

     Quando o óleo estiver quente, coloque a bisteca para selar dos dois lados. Eu aproveito para, com o auxílio de um pegador longo, posicionar a bisteca na vertical, com a gordura em contato com a chapa em fogo bem baixo, para fritar a gordura. A gordura derretida vai agregar sabor à bisteca.

     Deite a bisteca na frigideira e acrescente sal, pimenta do reino moída na hora e um pouco de alecrim (fresco em rama ou seco bem moído, em pequena quantidade, só para aromatizar). Vire o lado temperado para baixo e deixe grelhar por uns 4~5 minutos.

     Enquanto grelha, repita o tempero no lado que agora está para cima.

     Após o tempo desejado (mal passado, ao ponto, bem passado) vire o outro lado para mais 4~5 minutos.

     Na receita original a Bistecca Fiorentina é servida mal passada.

     Os acompanhamentos ficam ao gosto de cada um. Arroz branco, batatas e/ou polenta frita, saladas, etc.