quarta-feira, 20 de junho de 2012

Como fazer ovo quente


O ovo quente é servido com a gema bem mole. E quente, é lógico.
  1. Coloque água em um panela (o tamanho da panela depende do número de ovos que serão feitos). A água deve cobrir a altura de um ovo e meio. Ligue o fogo em chama alta.
  2. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco para cada litro de água.
  3. Quando a água estiver fervendo, coloque cuidadosamente os ovos. Tome cuidado para não quebrá-los! Uma boa forma de evitar que isso aconteça é colocar um ovo em uma colher e colocá-lo na água devagar, próximo ao fundo. Os ovos devem estar à temperatura ambiente para evitar que o choque térmico trinque a casca.
  4. Deixe cozinhar por 2 minutos e meio (para um ovo médio).
  5. No início do cozimento gire o ovo algumas vezes.
  6. Decorrido o tempo, retire a panela do fogo e coloque na pia e abra a torneira para interromper o cozimento.
  7. Coloque o ovo em um suporte de ovo quente ou xícara de café. Não encoste os dedos diretamente no ovo, pois ele estará muito quente.


  8. Com uma faquinha própria ou colher, quebre a casca do ovo na parte alta e retire a tampa.
  9. Sal e pimenta a gosto.
Dicas
  • A casca do ovo é de carbonato de cálcio, bastante rígida e sua espessura é irregular. Ao se colocar o ovo em água quente a dilatação térmica irregular poderá causar trincas e vazamento da clara. O ácido acético do vinagre reage com a casca e ela amolece, o que impede que ela trinque. Além disso o vinagre impede que as panelas escureçam.
  • Os ovos retirados da geladeira e imediatamente colocados na água quente também podem trincar. Passe-os em água corrente por alguns minutos para evitar o choque térmico.
  • Outro motivo comum de rompimento da casca é o choque físico: a batida do ovo no fundo da panela. Evite isso colocando ovo por ovo com o auxílio de uma colher e chegando com ela tão próximo quanto possível do fundo da panela.

5 comentários: