terça-feira, 8 de novembro de 2011

Segurança na cozinha I: Fogo e calor

Cozinha é local onde se lida com frequência com calor e fogo. Devemos tomar cuidados especiais para evitar este tipo de acidente tão comum.
Veja a seguir os cuidados básicos:

Fogão a gás

      1. Não utilize fogão em mal estado de conservação.
      2. Só faça a manutenção com técnico especializado.
      3. O botijão ou cilindro deve estar sempre fora da cozinha, em ambiente externo arejado. O que explode não é o botijão, é o ambiente.
      4. Não use ferramentas, como alicate ou martelo, para soltar a válvula na troca do botijão. Use somente as mãos.
      5. Mantenha as crianças sempre longe dos fogões em uso. Elas não devem sequer passar por perto.
      6. Assegure-se de que os cabos de panelas e frigideiras estejam sempre em posição paralela à frente do fogão e voltados para as laterais.
      7. Após abrir registro da boca, acenda imediatamente.
      8. Caso o fogo se apague por algum motivo, antes de reacendê-lo certifique-se de ventilar bem o local caso contrário poderá haver uma explosão.
      9. Não cozinhe apenas com o fogo forte. Aprenda a controlar o tamanho da chama para não queimar o alimento e fazer economia.
      10. Caso uma frigideira ou panela pegue fogo, jamais jogue água. Mantenha a calma, feche o registro da boca e coloque uma tampa. Na falta de oxigênio o fogo se extingue.
      11. Se você perceber que a comida está queimando, mantenha a calma, abaixe o fogo e, se for necessário, leve a panela para cima da pia.
      12. Mantenha a panela de pressão em boas condições de uso e esteja atento aos tempos de cozimento. Antes de tentar abrir a panela, certifique-se de que não haja mais pressão (acima da atmosférica) no seu interior.
      13. Siga as instruções do manual do fabricante.

Forno a gás

      1. Antes de acender o fogo tenha a certeza de que o forno está vazio.
      2. Primeiro acenda o fósforo e depois abra o registro do forno. Isto evitará pequenas, ou grandes, explosões.
      3. Caso o forno se apague não tente reacendê-lo antes de se certificar de que o gás que vazou tenha saído do interior do forno.
      4. Siga as instruções do manual do fabricante.
      5. Para retirar assadeiras do forno use luvas especiais ou panos secos dobrados (panos molhados transmitem calor muito rapidamente). Tenha a certeza de que vai conseguir sustentar o peso da assadeira segurando apenas por uma das laterais. Certifique-se de ter um local liberado para receber a assadeira quente pois em pouco tempo o calor atingirá seus dedos e mãos obrigando-o a soltá-la.

Caso ocorra uma queimadura, lave rapidamente o local com água corrente, envolva a área atingida com um pano limpo e procure socorro médico. Não use nenhum produto doméstico sobre a área ferida.

As crianças maiores devem ser orientadas sobre o uso seguro de fornos e fogões pois mais cedo ou mais tarde elas vão tentar usá-lo. Melhor que seja na sua presença e com a sua assessoria.

Não é minha intenção esgotar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário